quarta-feira, 27 de junho de 2018

Esperando e Vigiando


A postura apropriada para o povo do Senhor é ser achado vigiando e aguardando Sua volta (Lc 12:36-40). Ele disse: “Certamente cedo venho” (Ap 22:20) e, com isso, Ele pretendia que a Igreja esperasse e vigiasse por Seu retorno a qualquer momento. O escritor da epístola aos Hebreus confirmou a iminência disso, dizendo: “Porque ainda um poucochinho de tempo, e O que há de vir virá, e não tardará” (Hb 10:37).
Embora o Senhor Jesus tenha nos dado a promessa certa de Sua vinda novamente, Ele não nos disse quando isso iria acontecer. Uma razão porque Ele não nos deu uma data específica é que os santos por todo o período do tempo – desde Pentecostes até o Arrebatamento – teriam Sua vinda diante deles como algo iminente. Se o Senhor tivesse dito que viria no século XX, os Cristãos que viveram em épocas anteriores teriam desistido de esperar por Ele durante a vida deles. Isso teria um efeito negativo sobre eles, fazendo com que se estabelecessem no mundo (Compare Mateus 24:48-51).
É triste dizer, mas independentemente do desejo do Senhor de ter os crentes esperando Sua vinda a qualquer momento, o inimigo de nossa alma encontrou maneiras de fazer com que os santos abandonassem essa esperança. Não muito tempo depois que os apóstolos deixaram esta cena, a Igreja, pela influência do mundo, perdeu de vista a esperança da vinda do Senhor. Por meio do mundanismo, os Cristãos primeiramente se tornaram indiferentes e depois ignorantes a essa maravilhosa esperança. O mau ensino também resultou em deixar ir a iminência da bendita esperança. Há quem ensine que certos eventos proféticos devam acontecer primeiro. Isso é falso, pois a Escritura não ensina que existem eventos proféticos que precisam ser cumpridos antes da vinda do Senhor. Essas pessoas estão confundindo o Arrebatamento com a Aparição de Cristo. O efeito desse ensino tem sido devastador. Em alguns círculos Cristãos, é considerado má doutrina crer que o Senhor está chegando em breve!
O apóstolo Paulo expressou a apropriada atitude de expectação que todo Cristão deveria ter em relação à vinda do Senhor. Mesmo sabendo que ele não viveria para ver a vinda do Senhor, mas passaria para estar com o Senhor em estado separado pela morte (2 Tm 4:6), ele se esforço em seu ministério para estabelecer a vinda do Senhor diante dos santos como sua apropriada esperança. Ele disse: nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares” (1 Ts 4:17). Ao dizer “nós”, Paulo inclui a si próprio ao número dos que esperam o Senhor vir a qualquer momento (veja também 1 Co 15:51; Fp 3:20-21). A verdade é que Senhor pode vir hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário