Em 2 Tessalonicenses 2:1-5, o apóstolo Paulo outra vez coloca “vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e pela nossa reunião com Ele” (o Arrebatamento),
como acontecendo antes do surgimento
do anticristo e da grande “apostasia”
que ocorrerá na tribulação. A ordem é simples. Primeiro ocorre a saída da Igreja
(v. 1) depois a caída da Cristandade professa ao seguir o “homem do pecado” (o anticristo – vs. 3-4).
Os crentes Tessalonicenses estavam passando por perseguições por sua
fé em Cristo (2 Ts 1:4-5). Falsos mestres tinham entrado entre eles (v. 2)
ensinando que “o dia do Senhor” e o
julgamento com ele conectado estavam próximos. Esse ensinamento perturbou os
crentes – eles pensaram que tinham que passar pelos horrores da tribulação. Paulo
escreveu esta segunda epístola para expor o mau ensinamento. Ele lhes ensinou que
“o dia do Senhor” não poderia vir
sobre eles porque duas coisas tinham que acontecer antes; primeiro, a revelação
do “homem do pecado” (o anticristo)
e, depois, a grande apostasia dos crentes meramente professos seguindo o
anticristo.
Algumas pessoas têm a ideia de que “o dia do Senhor” é o Arrebatamento. Não há, entretanto, qualquer
Escritura para isto. “O dia do Senhor”
é um dia de julgamento que começará na Aparição de Cristo, no final da
tribulação. Naquele tempo, o Senhor intervirá publicamente sobre os caminhos do
homem firmando Seu poder universal e domínio sobre os céus e a Terra; “O dia do Senhor” continuará durante
todo o período de 1.000 anos do reino de Cristo; quando (no fim do dia do
Senhor) os céus e a Terra se desfarão (2 Pe 3:8-10).
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