quarta-feira, 27 de junho de 2018

Escrituras que Confirmam Esta Ordem dos Eventos - 1) Daniel 11-12


Daniel 11 apresenta um relato detalhado das guerras entre dois reis – o rei do norte (Síria) e o rei do sul (Egito). Historicamente eles foram as duas partes dominantes do império grego. Os versículos 1 a 35 cumpriram-se na história antes da época de Cristo por vários reis do norte e do sul. Porém, do versículo 36 ao final do livro de Daniel, temos o que ainda está para se cumprir em um dia futuro. O período da Igreja, com aproximadamente 2.000 anos, se interpôs entre os versículos 35 e 36 do capítulo 11. A Igreja não é mencionada, pois não é considerada na profecia. A Igreja é um mistério oculto no coração de Deus nas eras passadas (Ef 3:2-7; Cl 1:26-27; Rm 16:25).
Os versículos 36 a 39 dão uma breve descrição dos feitos do rei voluntarioso, o falso messias dos judeus (o anticristo) na grande tribulação. Ele promoverá iniquidade e idolatria, e levará muitos à apostasia. Continuará o seu caminho de iniquidade até à “indignação” (v. 36). Assim que a indignação inicia (v. 40), o rei do sul (Egito e seus aliados – v. 43) invadirá a terra de Israel proveniente do sul. Este é o ponto nº 1 neste sumário.
O rei do norte (já vimos que haverá uma confederação de nações árabes aliadas a ele – Sl 83 etc.) passará então impetuosamente sobre Israel proveniente do norte e a assolará (vs. 40-41), e muitas outras nações vizinhas ao mesmo tempo. Ele continuará sua conquista em direção ao Egito, após derrotar os seus exércitos que tiverem subido à terra de Israel (v. 42). Este é o ponto nº 2 do sumário.
O rei do norte entrará no Egito para saquear suas riquezas (v. 43). Enquanto estiver saqueando o Egito, o rei do norte ouvirá notícias provenientes do norte (v. 44). Esta é uma referência velada à besta e aos seus exércitos (a confederação ocidental) entrando na terra de Israel (que se encontra geograficamente ao norte de onde estará – no Egito) numa tentativa de defendê-la. Este é o ponto nº 3 do sumário.
Ao mesmo tempo, o rei do norte também escutará notícias vindas do Leste (v. 44a) que provavelmente fazem referência à Aparição de Cristo com os exércitos celestiais A Aparição de Cristo se dará a partir do Leste (Mt 24:27). A primeira coisa que Cristo fará na Sua Aparição será destruir a confederação ocidental (Ap 19:11-21; 2 Ts 2:8). Este é o ponto nº 4 do sumário.
Após ter ouvido essas notícias, o rei do norte voltará do Egito, indo para a terra de Israel, e será destruído pelo Senhor (vs. 44b-45). Este é o ponto nº 5 do sumário.
A profecia continua para o capítulo 12 de Daniel. Após o Senhor haver tratado com a confederação ocidental e com o rei do norte, o povo de Daniel (seu povo eram os judeus – as duas tribos – por isso chamado ‘o remanescente judeu’) será libertado e restaurado ao Senhor (Dn 12:1). Nessa ocasião o Senhor efetuará uma ressurreição da nação (não uma ressurreição literal) e as dez tribos que têm estado espalhadas por toda a face da Terra irão voltar (Dn 12:2-3). Haverá duas classes entre eles: os verdadeiros (aqueles que têm fé) e os falsos. Os rebeldes (os falsos, que não têm fé) serão removidos dentre os outros nas fronteiras da terra (Ez 20:34-38). Os verdadeiros entrarão na terra e se juntarão com o remanescente (as duas tribos), e juntos desfrutarão das bênçãos do reino de Cristo na Terra – o Milênio – que estará prestes a começar. Isto corresponde ao intervalo que há no sumário entre os pontos nº 5 e nº 6.
Os pontos nº 6 e nº 7 deste sumário não estão incluídos neste esboço do livro de Daniel, pois o assunto de Daniel é o curso “dos tempos dos gentios”, que terminará com a Aparição de Cristo (Lc 21:24-28). Gogue descerá do norte após o Senhor haver retornado e estabelecido o Seu reino em Israel, como outros esboços irão mostrar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário