O capítulo inicia com o Senhor Jesus sendo rejeitado pelos judeus
na Judeia (vs. 1-3). Isto prenuncia a nação formalmente rejeitando o Senhor
Jesus e, finalmente, crucificando-O (At 2:23, 3:13-15). Sendo rejeitado, Ele os
deixa e vai aos samaritanos, que é um povo de origem gentia e lá Ele Se revela
a uma pobre mulher pecadora e ao seu povo (vs. 4-42). Isto é uma figura do
evangelho indo para os gentios depois da nação de Israel rejeitá-lo (At 15:14;
Rm 11:16-20). É notável que o Senhor escolheu, naquele tempo, revelar a esta
mulher a verdade do fim da velha ordem judaica de adoração e a introdução da
verdadeira adoração Cristã em espírito e verdade (vs. 23-24). Devemos notar
também que o Senhor não fez milagres em Samaria. Ele usou apenas Sua Palavra
para cumprir Sua obra lá. Esta tem sido, geralmente, a maneira pela qual Deus
tem levado o testemunho Cristão entre os gentios. Esta era presente não foi
marcada por sinais e maravilhas, mas unicamente pelo poder de Sua Palavra indo
adiante e convertendo almas. É significativo que o Senhor permaneceu “dois dias” entre os samaritanos
falando do coração de Deus a eles (v. 40). E então, após os “dois dias” acabarem, Ele retornou ao
Seu próprio povo, os judeus na Galileia (vs. 43-54). Sua obra na Galileia é uma
figura da época, em um futuro próximo, quando Ele voltará a tratar com um
remanescente em Israel. O homem nobre que vem a Ele sugere que os líderes que
fizeram com que Israel rejeitasse a Cristo, se arrependerão primeiro (Joel
2:12-17). O Senhor então ressuscita o filho desse nobre, que é uma figura da
ressurreição nacional de Israel (Ez 37:1-28; Dn 12:1-2).
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