quarta-feira, 27 de junho de 2018

4) João 4:1-54


O capítulo inicia com o Senhor Jesus sendo rejeitado pelos judeus na Judeia (vs. 1-3). Isto prenuncia a nação formalmente rejeitando o Senhor Jesus e, finalmente, crucificando-O (At 2:23, 3:13-15). Sendo rejeitado, Ele os deixa e vai aos samaritanos, que é um povo de origem gentia e lá Ele Se revela a uma pobre mulher pecadora e ao seu povo (vs. 4-42). Isto é uma figura do evangelho indo para os gentios depois da nação de Israel rejeitá-lo (At 15:14; Rm 11:16-20). É notável que o Senhor escolheu, naquele tempo, revelar a esta mulher a verdade do fim da velha ordem judaica de adoração e a introdução da verdadeira adoração Cristã em espírito e verdade (vs. 23-24). Devemos notar também que o Senhor não fez milagres em Samaria. Ele usou apenas Sua Palavra para cumprir Sua obra lá. Esta tem sido, geralmente, a maneira pela qual Deus tem levado o testemunho Cristão entre os gentios. Esta era presente não foi marcada por sinais e maravilhas, mas unicamente pelo poder de Sua Palavra indo adiante e convertendo almas. É significativo que o Senhor permaneceu “dois dias” entre os samaritanos falando do coração de Deus a eles (v. 40). E então, após os “dois dias” acabarem, Ele retornou ao Seu próprio povo, os judeus na Galileia (vs. 43-54). Sua obra na Galileia é uma figura da época, em um futuro próximo, quando Ele voltará a tratar com um remanescente em Israel. O homem nobre que vem a Ele sugere que os líderes que fizeram com que Israel rejeitasse a Cristo, se arrependerão primeiro (Joel 2:12-17). O Senhor então ressuscita o filho desse nobre, que é uma figura da ressurreição nacional de Israel (Ez 37:1-28; Dn 12:1-2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário