O capítulo 1 é um relato da invasão de gafanhotos que aconteceu nos dias
de Joel e que deixou fome por toda parte. Ele usou a vinda da enorme nuvem de
gafanhotos como uma ilustração do terrível juízo de assolação que o Senhor
traria sobre a terra de Israel num dia vindouro, por meio dos exércitos
assírios (o primeiro ataque – Dn 11:40-43).
No capítulo 2:1-11, Joel prevê esses exércitos descendo do norte e
assolando toda a terra. Dois terços do povo (os judeus) na terra serão
destruídos nessa ocasião (Zc 13:8). Este
é o ponto nº 2 do sumário.
A profecia então omite os pontos nº 3 e nº 4, pois o inimigo nos dias de
Joel (como na maioria dos profetas do período assírio) não são os poderes
ocidentais (Babilônia).
Como resultado da terrível invasão proveniente do norte, os judeus que
restarem na terra (aproximadamente um terço – Zc 13:8-9) estarão totalmente
humilhados. Eles clamarão desesperadamente ao Senhor por ajuda (Jl 2:12-17). Em
resposta ao clamor do remanescente, o Senhor virá em seu socorro e removerá o
exército do norte (Jl 2:18-20 – Compare com Dn 11:45). Este é o ponto nº 5 do sumário.
Quando o Senhor houver lançado da terra o exército do norte, Ele
confortará o remanescente judeu e restaurará Israel (Jl 2:21-26). Ele tomará
Seu lugar no meio do Seu povo e os abençoará (Jl 2:27-32). Isto
corresponde ao intervalo no sumário entre os pontos nº 5 e nº
6.
No capítulo 3, Joel mostra que após Israel haver sido restaurado ao
Senhor, muitas outras nações se reunirão para guerrear (v. 2). Isso só pode ser
uma referência ao ataque final dos assírios sob Gogue, uma vez que é o único
ataque na profecia que acontece após o retorno do Senhor e da restauração de
Israel. Esses exércitos (“multidões”)
virão à terra de Israel e serão julgados pelo Senhor (Jl 3:1-17). O Senhor “bramará de Sião” (uma expressão usada
quando o Senhor tiver retornado do céu e estiver habitando em Jerusalém – Jl
2:27) e destruirá totalmente as nações que se reuniram para guerrear (Jl
3:9-16). Isso acontecerá no ponto nº 6 do sumário.
O terceiro capítulo se encerra com uma figura do Milênio. Naquele dia a
bênção do Senhor estará sobre a Terra e Sua divina presença será conhecida em
Jerusalém (Jl 3:18-21).
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