quarta-feira, 27 de junho de 2018

15) Joel 1–3


O capítulo 1 é um relato da invasão de gafanhotos que aconteceu nos dias de Joel e que deixou fome por toda parte. Ele usou a vinda da enorme nuvem de gafanhotos como uma ilustração do terrível juízo de assolação que o Senhor traria sobre a terra de Israel num dia vindouro, por meio dos exércitos assírios (o primeiro ataque – Dn 11:40-43).
No capítulo 2:1-11, Joel prevê esses exércitos descendo do norte e assolando toda a terra. Dois terços do povo (os judeus) na terra serão destruídos nessa ocasião (Zc 13:8). Este é o ponto nº 2 do sumário.
A profecia então omite os pontos nº 3 e nº 4, pois o inimigo nos dias de Joel (como na maioria dos profetas do período assírio) não são os poderes ocidentais (Babilônia).
Como resultado da terrível invasão proveniente do norte, os judeus que restarem na terra (aproximadamente um terço – Zc 13:8-9) estarão totalmente humilhados. Eles clamarão desesperadamente ao Senhor por ajuda (Jl 2:12-17). Em resposta ao clamor do remanescente, o Senhor virá em seu socorro e removerá o exército do norte (Jl 2:18-20 – Compare com Dn 11:45). Este é o ponto nº 5 do sumário.
Quando o Senhor houver lançado da terra o exército do norte, Ele confortará o remanescente judeu e restaurará Israel (Jl 2:21-26). Ele tomará Seu lugar no meio do Seu povo e os abençoará (Jl 2:27-32). Isto corresponde ao intervalo no sumário entre os pontos nº 5 e nº 6.
No capítulo 3, Joel mostra que após Israel haver sido restaurado ao Senhor, muitas outras nações se reunirão para guerrear (v. 2). Isso só pode ser uma referência ao ataque final dos assírios sob Gogue, uma vez que é o único ataque na profecia que acontece após o retorno do Senhor e da restauração de Israel. Esses exércitos (“multidões”) virão à terra de Israel e serão julgados pelo Senhor (Jl 3:1-17). O Senhor “bramará de Sião” (uma expressão usada quando o Senhor tiver retornado do céu e estiver habitando em Jerusalém – Jl 2:27) e destruirá totalmente as nações que se reuniram para guerrear (Jl 3:9-16). Isso acontecerá no ponto nº 6 do sumário.
O terceiro capítulo se encerra com uma figura do Milênio. Naquele dia a bênção do Senhor estará sobre a Terra e Sua divina presença será conhecida em Jerusalém (Jl 3:18-21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário