sexta-feira, 15 de junho de 2018

A Diferença Entre “o Arrebatamento” e “a Aparição de Cristo”

É importante entender a distinção que existe na Escritura entre o Arrebatamento e a Aparição de Cristo. Os dois eventos não devem ser confundidos. Embora o Senhor venha do céu em ambas as ocasiões, o Arrebatamento e a Aparição de Cristo são explicitamente diferentes.
  • O Arrebatamento é quando o Senhor vem para os Seus santos (Jo 14:2-3); a Aparição de Cristo é quando Ele vem com os Seus santos que foram levados em glória no Arrebatamento (Jd 14; Zc 14:5).
  • O Arrebatamento poderia ocorrer a qualquer momento, mas a Aparição de Cristo não acontecerá até aproximadamente sete anos após o Arrebatamento.
  • No Arrebatamento, o Senhor vem secretamente, num piscar de olhos (1 Co 15:52 – JND); em Sua Aparição, Ele vem publicamente e todo olho O verá (Ap 1:7).
  • No Arrebatamento, Ele vem para livrar a Igreja (1 Ts 1:10); em Sua Aparição, Ele vem para livrar Israel (Sl 6:1-4).
  • No Arrebatamento, Ele vem nos ares para a Sua Igreja, pois ela é o Seu povo celestial (1 Ts 4:15-18); em Sua Aparição, Ele volta à Terra (no Monte das Oliveiras) para Israel, que é o Seu povo terrenal (Zc 14:4-5).
  • No Arrebatamento, o Senhor mesmo reúne os Seus santos (1 Ts 4:15-18; 2 Ts 2:1); em Sua Aparição, Ele envia os Seus anjos para reunir os eleitos de Israel (Mt 24:30-31).
  • No Arrebatamento, Ele leva os crentes para fora deste mundo, deixando para trás os ímpios (Jo 14:2-3); em Sua Aparição, os ímpios são tirados do mundo para julgamento e os crentes (aqueles que tiverem sido convertidos por meio do evangelho do reino que será pregado durante a tribulação) são deixados para desfrutar bênçãos na Terra (Mt 13:41-43; 25:41).
  • No Arrebatamento, Ele vem para livrar os Seus santos (a Igreja) da ira vindoura (1 Ts 1:10); em Sua Aparição, Ele vem para derramar a Sua ira (Ap 19:15).
  • No Arrebatamento, Ele vem como o Noivo (Mt 25:6, 10); em Sua Aparição, Ele vem como o Filho do Homem (Mt 24:27-28).
  • No Arrebatamento, Ele vem como a “Estrela da Manhã” que desponta pouco antes de raiar o dia (Ap 22:16); em Sua Aparição, Ele vem como o “Sol de Justiça”, que é o próprio raiar do dia (Ml 4:2).
  • No Arrebatamento, Ele vem sem qualquer sinal, pois o Cristão anda por fé e não por vista (2 Co 5:7); a Sua Aparição será cercada de sinais, pois os judeus buscam sinais (Lc 21:11, 25-27; 1 Co 1:22).
  • O Arrebatamento nunca é mencionado na Escritura como um “ladrão de noite”, mas Sua Aparição é assim comparada 5 vezes (1 Ts 5:2; 2 Pe 3:10; Mt 24:43; Ap 3:3, 16:15). Haverá:
  1. a vinda do Senhor para o que era Seu (a primeira vinda – Jo 1:10-11; Hb 10:7).
  2. a vinda do Senhor pelos que Lhe pertencem (o Arrebatamento – Jo 14:2-3; 1 Ts 4:15-18).
  3. a vinda do Senhor com os que Lhe pertencem (a Aparição de Cristo – Jd 14).

O corpo dos santos “arrebatados” para encontrar o Senhor nos ares passará por uma tremenda mudança física. Não se trata de receber um novo corpo, mas um corpo “transformado”[1] (1 Co 15:51-52; Fp 3:21; Jó 14:14). O corpo deles será glorificado como o corpo do Senhor Jesus Cristo, quando apareceu aos Seus discípulos em ressurreição (Rm 8:17, 28-30; Fp 3:21; Lc 24:39).
Os santos arrebatados experimentarão uma permanente semelhança moral com Cristo, tanto quanto terão uma mudança física em seu corpo. Essa conformidade moral a Cristo nos santos, que é efetuada pelo trabalho silencioso do Espírito de Deus, já teve início enquanto ainda se encontram na Terra, mas então ela se completará (Rm 8:28-30; 2 Co 3:18). E então, todos eles serão fisicamente (Fp 3:21) e moralmente (1 Jo 3:2) semelhantes a Cristo. Esta será uma condição imutável que continuará para todo o sempre.
A natureza caída pecaminosa nos santos assim “arrebatados” será erradicada. Isso significa que eles nunca mais pecarão (Hb 11:40, 12:23 – “aperfeiçoados” diz respeito à pessoa na sua totalidade: espírito, alma e corpo; Nm 24:20 – “Amaleque” é figura da carne, que é a natureza caída pecaminosa).
As crianças sem idade suficiente para serem consideradas responsáveis por seus pecados, cujos pais (ou mesmo um deles) são redimidos, subirão também para encontrar o Senhor nos ares no Arrebatamento (1 Co 7:14 – “santos”). Porém, os pais incrédulos com seus filhos serão deixados para trás para entrar na tribulação. À medida que essas crianças forem crescendo durante a tribulação, terão oportunidade de ouvir e crer no evangelho do reino, o qual será pregado nessa época[2]. Se alguma dessas crianças for morta durante os sete anos de tribulação, sua alma estará a salvo com Cristo no céu (Mt 18:10-11; 2 Sm 12:23). Isto será uma misericórdia, pois se fosse deixada para crescer e atingir a idade adulta, separada da operação da graça de Deus, iria se tornar como seus pais incrédulos, rejeitando o evangelho e, consequentemente, sendo levada a julgamento (Gn 19:15). O mundo não ficará esvaziado de crianças no Arrebatamento. O Sr. C. H. Brown, com toda a razão, costumava dizer que “Deus não assaltará o berço dos incrédulos no Arrebatamento”. Deus deixará a família do incrédulo intacta.[3]
O Espírito de Deus, na forma como age atualmente, também será tirado da Terra (2 Ts 2:6-7)[4]. Hoje Ele está na Terra habitando na Igreja – que é Sua habitação (1 Co 3:16-17; Ef 2:22). O Senhor prometeu que, uma vez que o Espírito tivesse vindo para habitar na Igreja, O Espírito jamais a deixaria (At 2:1-4; 1 Co 12:13; Jo 14:16). Quando a Igreja for chamada para a glória, então o Espírito Santo também sairá deste mundo para nunca mais vir aqui habitar. Isto não significa que o Espírito deixará de trabalhar sobre a Terra, porém daquela hora em diante Ele fará Sua obra neste mundo a partir de Seu lugar no céu, como fazia na época do Velho Testamento. Ele continuará a operar em uma diversidade de ações (Ap 1:4), como na vivificação das almas, etc.
A partir dessa ocasião, o Noivo (Cristo), a noiva (a Igreja), e os amigos do Noivo (os santos do Velho Testamento, etc.) estarão juntos para sempre (1 Ts 4:17; Hb 11:40).

ELE e eu, glória à rebrilhar,
Alegria profunda partilhar,
O meu prazer, sempre estar com ELE
E ter-me no seu lar, será o d'ELE.


A Igreja não passará pela tribulação. Ela será levada em glória no Arrebatamento antes que o período de tribulação comece. O Senhor falou: “Eu te guardarei da hora da tentação (tribulação) que há de vir sobre todo o mundo” (Ap 3:10). Veja o Apêndice ‘C’ para maiores informações sobre este ponto.
█ A glorificação do corpo dos santos acontecerá “num momento, num piscar de olhos” (1 Co 15:51-56 – JND).
Nenhum homem sabe “o dia nem a hora” da vinda do Senhor – o Arrebatamento (Mt 25:13).[5]





[1] N. do A.: Não conhecemos qualquer versículo bíblico que diga que os santos receberão um novo corpo. Dizer que os santos receberiam um corpo novo, na verdade, nega a ressurreição! Se ensinarmos que os santos receberão novos corpos no Arrebatamento, estaremos dando a entender que os corpos em que viveram não ressuscitarão dos mortos. A verdade é que o mesmo corpo com que os santos viveram enquanto estavam na Terra será ressuscitado. Não obstante, os santos não serão ressuscitados na mesma condição caída em que estiveram, mas serão “ressuscitados incorruptíveis” (1 Co 15:53-54). O corpo deles será então glorificado. Os santos que estiverem vivos na Terra, por ocasião do Arrebatamento, também terão seu corpo transformado e glorificado naquele momento.

[2] N. do A.: O evangelho do reino não deve ser confundido com o evangelho da graça de Deus (Atos 20:34), que os Cristãos estão pregando hoje. O evangelho da graça de Deus promete a justificação pela fé em Cristo e um lar com Ele pela eternidade no céu. O evangelho do reino declara as boas novas do Rei que está vindo e que irá estabelecer o Seu reino na Terra em poder, de acordo com as profecias do Velho Testamento. Aqueles que crerem no evangelho do reino e forem preservados do martírio durante a tribulação, entrarão no reino para desfrutar de suas bênçãos na Terra. Trata-se do mesmo evangelho pregado antes do dia de Pentecostes por João Batista (Mt 3:1-2), pelo Senhor Jesus Cristo, o Rei (Mt 4:17), e por Seus discípulos (Mt 10:7).

[3] N. do A.: As figuras que encontramos no Velho Testamento do julgamento do mundo também indicam o mesmo. Ao contrário do que aconteceu com Noé e sua família, por ocasião do dilúvio, os filhos dos incrédulos não foram tirados do mundo antes que chegasse o dilúvio. No julgamento de Sodoma e Gomorra, os filhos dos incrédulos não foram tirados antes que fogo e enxofre queimassem aquelas cidades, mas a família de Ló foi tirada.

[4] Alguns poderiam perguntar: “Como podemos saber quando o Espírito será tirado?” Cremos que é evidente, pelas seguintes passagens, que será no Arrebatamento. Na noite em que foi traído, o Senhor prometeu a Seus discípulos que quando o Espírito de Deus viesse para fazer morada na Igreja (At 2), isto seria para sempre (Jo 14:16-17). Quando a Igreja for chamada para fora deste mundo, no Arrebatamento, o Espírito de Deus irá junto, pois o Senhor disse que Ele (o Espírito) nunca os deixaria. Isto também é encontrado no livro de Apocalipse. Nos primeiros três capítulos, quando a Igreja é vista como estando na Terra, o Espírito é encontrado falando constantemente à Igreja. Mas a partir do capítulo 4:1-2, quando a Igreja aparece como sendo tirada do mundo para o céu, o Espírito não é mais mencionado até os capítulos 14:13 e 22:17, os quais se passam após a tribulação. Compare também os capítulos 2:7, 11, 17, 29; 3:6, 13, 22 com o capítulo 13:9. Repare na ausência notória de qualquer menção à expressão “o que o Espírito diz às igrejas” no capítulo 13:9, quando a tribulação estiver sobre a Terra. Isto também é visto figuradamente em Gênesis 24, onde é procurada uma noiva (uma figura da Igreja) para Isaque (uma figura de Cristo) pelo servo (uma figura do Espírito de Deus). Assim que a noiva foi assegurada pelo servo, ele a levou ao longo de todo o caminho de volta a casa, a Isaque, que estava aguardando por ela. Assim como o servo voltou para casa com a noiva, também o Espírito Santo voltará para o lar para morar no céu com a Igreja quando o Senhor vier por Sua Igreja.

[5] N. do A.: Muitos Cristãos usam Mateus 24:36 para ensinar que ninguém sabe quando o Arrebatamento ocorrerá. No entanto, esse versículo não está falando do Arrebatamento, mas da Aparição de Cristo. É verdade que ninguém sabe quando o Arrebatamento ocorrerá; o versículo correto a ser usado para indicar o Arrebatamento é Mateus 25:13 – que tem a ver com a vinda do Noivo. (N. do T.: As palavras finais de Mateus 25:13 ... em que o Filho do Homem há de vir” estão incorretamente acrescentadas nas versões Almeida Corrigida – ARC e Fiel – ARF), pois “Filho do Homem” se refere à Aparição de Cristo quando Ele vem nesse caráter).

Nenhum comentário:

Postar um comentário