sexta-feira, 15 de junho de 2018

A Besta (em pessoa)


Por necessitar de agentes para cumprir seu propósito, Satanás levantará um homem em meio ao confuso estado de coisas que ele criou no Ocidente. Esse homem é a “ponta [chifre – ARF] pequena” (Dn 7:8, 20, 24-25). Ele também é chamado de a “besta” em pessoa (Ap 13:1-8, 17:10-18, 19:20), o “rei de Babilônia” (Is 14:4*). Ele será um gentio. Isso é deduzido pelo fato de que a besta surge do mar (Ap 13:1, 17:15 – o mar representa a inquieta situação dos povos gentios), e o chifre pequeno surge de entre os dez chifres que são as nações gentias da Europa Ocidental (Dn 7:8, 20, 24-25).
Satanás investirá esse homem (“o chifre pequeno”“a besta”) de um extraordinário poder e ele será totalmente dedicado a obedecer ao comando de Satanás (Ap 13:4).
“A besta”, com a ajuda do poder satânico, dominará rapidamente o Império Romano revivido, que terá mergulhado em um estado de anarquia. Ele se tornará seu novo líder e irá governá-lo como um ditador. Ele irá ganhar o controle do império por meio de intimidação e força. Ao que parece, após derrubar três (talvez os mais fortes) dos dez chifres (as dez nações), os outros se renderão e se submeterão a ele dando-lhe a autoridade que elas têm. (Dn 7:8, 20, 24-25; Ap 17:13, 17).
█ Satanás também controlará outros líderes de governo no império (Ap 12:4 – as “estrelas” são arrastadas pela “cauda” do dragão).
Naquele momento, o lado político do império (a confederação das dez nações), tendo a besta por cabeça, irá derrubar e destruir “a meretriz” (a falsa igreja), que esteve montada (controlando) o império durante os primeiros 3½ anos. Isso é o que nos é dito, no livro de Apocalipse, quando anuncia que a “Babilônia é caída” (Ap 14:8, 18:1-20). Babilônia refere-se ao lado religioso do império sob a igreja católica romana se tornando extinto. Portanto, o lado político do império, com o “chifre pequeno” (a besta em pessoa) em seu comando, derrubará a liderança religiosa do império, para que ele possa ter um controle sem rival.
Havendo derrubado o sistema religioso, o império assumirá uma forma nova e diferente, passando a ser satanicamente controlado[1] pela besta. O império, com a besta em pessoa dominando, continuará nessa forma por 42 meses – os últimos 3½ anos da tribulação da 70ª semana de Daniel (Ap 13:2-8).
O mundo todo se maravilhará diante da besta (a Confederação Ocidental das dez nações) em sua nova forma (Ap 13:3, 17:8).



    [1] N. do A.: Antes disso a besta (a confederação das dez nações) foi vista subindo do mar (Ap 13:1), mas agora é vista como subindo do abismo (Ap 17:8), o que implica um controle satânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário