sábado, 11 de abril de 2020

15) Leia e Raquel (Gênesis 28-30)

Jacó enviado por seu pai, é uma figura de Deus, o Pai enviando Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo a este mundo (1 Jo 4:14). Jacó saiu da casa do pai por duas razões; primeiro, devido ao pecado (Gn 27; Hb 9:2) e para assegurar uma noiva para si mesmo (Gn 28:15). Quando Jacó veio ao distante país, viu Raquel no campo (que é uma figura de Israel) e desejou tê-la por sua esposa. Por amor a ela, Jacó concordou em comprá-la por meio de seu próprio esforço pessoal. Isto é uma figura da obra e esforço que o Senhor Jesus Cristo cumpriu na cruz, para que Ele pudesse ter Israel em um relacionamento Consigo mesmo sobre um terreno de redenção. Quando chegou o tempo para Jacó receber Raquel, Labão, o pai dela, traiçoeiramente o enganou e assim ele não a teve. Foi-lhe dada Leia no lugar de Raquel. Leia é uma figura da Igreja. Deus permitiu que isto acontecesse a Jacó para que pudéssemos ter esta maravilhosa prefiguração de Seus caminhos com Israel e com a Igreja. Isto nos conta a história dos caminhos dispensacionais de Deus. Quando o Senhor veio (Sua primeira vinda), era para Israel, que Ele amava. Mas quando eles não quiseram ser trazidos a Ele (Is 49:4-5), Deus deu a Igreja a Cristo, em lugar de Israel, para que Ele pudesse ter uma noiva. Depois que Leia foi dada a Jacó, ele mais tarde recebeu Raquel. Isso aponta para o tempo quando a plenitude dos gentios terá entrado e o chamando da Igreja estará cumprido (At 15:14; Rm 11:25). Deus trará Israel ao Senhor, para que Ele possa tê-la como Sua noiva terrenal (Os 2:6-17; Is 62:4-5).
Jacó teve duas noivas: Leia (figura da Igreja) foi recebida primeiro, embora ele tenha tentado primeiro ganhar Raquel (figura de Israel). Enquanto o ventre de Leia estava fértil e frutífero, gerando filhos, o ventre de Raquel estava estéril (Gn 29:31). Isto corresponde aos dias atuais. Enquanto a Igreja está gerando frutos para Deus, Israel tem estado estéril (Is 54:1; Os 3:4; Mt 21:19-21).
O ponto para vermos nisto é que Leia teve todos os seus sete (um número que significa algo completo) filhos antes que Raquel começasse os trabalhos de parto de seus filhos (Gn 30:22, 35:16). Os trabalhos de parto de Raquel é uma figura das provas futuras de Israel na tribulação (Is 66:7-8; Jr 30:6-7; Mq 4:9-10, 5:3; 1 Ts 5:3). Que maravilhosa exatidão dessas figuras! (Sl 119:161) Isso mostra que a Igreja terminará seu curso e testemunho frutíferos neste mundo, antes que Israel (de fato os judeus) passe às suas dores de parto na tribulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário