Jacó enviado por seu pai, é uma figura de Deus, o Pai enviando Seu
Filho, o Senhor Jesus Cristo a este mundo (1 Jo 4:14). Jacó saiu da casa do pai
por duas razões; primeiro, devido ao pecado (Gn 27; Hb 9:2) e para assegurar
uma noiva para si mesmo (Gn 28:15). Quando Jacó veio ao distante país, viu
Raquel no campo (que é uma figura de Israel) e desejou tê-la por sua esposa.
Por amor a ela, Jacó concordou em comprá-la por meio de seu próprio esforço
pessoal. Isto é uma figura da obra e esforço que o Senhor Jesus Cristo cumpriu
na cruz, para que Ele pudesse ter Israel em um relacionamento Consigo mesmo
sobre um terreno de redenção. Quando chegou o tempo para Jacó receber Raquel,
Labão, o pai dela, traiçoeiramente o enganou e assim ele não a teve. Foi-lhe dada
Leia no lugar de Raquel. Leia é uma figura da Igreja. Deus permitiu que isto
acontecesse a Jacó para que pudéssemos ter esta maravilhosa prefiguração de
Seus caminhos com Israel e com a Igreja. Isto nos conta a história dos caminhos
dispensacionais de Deus. Quando o Senhor veio (Sua primeira vinda), era para
Israel, que Ele amava. Mas quando eles não quiseram ser trazidos a Ele (Is
49:4-5), Deus deu a Igreja a Cristo, em lugar de Israel, para que Ele pudesse
ter uma noiva. Depois que Leia foi dada a Jacó, ele mais tarde recebeu Raquel.
Isso aponta para o tempo quando a plenitude dos gentios terá entrado e o chamando
da Igreja estará cumprido (At 15:14; Rm 11:25). Deus trará Israel ao Senhor,
para que Ele possa tê-la como Sua noiva terrenal (Os 2:6-17; Is 62:4-5).
Jacó teve duas noivas: Leia (figura da Igreja) foi recebida primeiro,
embora ele tenha tentado primeiro ganhar Raquel (figura de Israel). Enquanto o
ventre de Leia estava fértil e frutífero, gerando filhos, o ventre de Raquel
estava estéril (Gn 29:31). Isto corresponde aos dias atuais. Enquanto a Igreja está
gerando frutos para Deus, Israel tem estado estéril (Is 54:1; Os 3:4; Mt
21:19-21).
O ponto para vermos nisto é que Leia teve todos os seus sete (um número
que significa algo completo) filhos antes
que Raquel começasse os trabalhos de parto de seus filhos (Gn 30:22, 35:16). Os
trabalhos de parto de Raquel é uma figura das provas futuras de Israel na
tribulação (Is 66:7-8; Jr 30:6-7; Mq 4:9-10, 5:3; 1 Ts 5:3). Que maravilhosa exatidão
dessas figuras! (Sl 119:161) Isso mostra que a Igreja terminará seu curso e testemunho
frutíferos neste mundo, antes que Israel (de fato os judeus) passe às suas
dores de parto na tribulação.
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