█ O Senhor Jesus prometeu: “Na casa de Meu Pai há muitas moradas, se
não fosse assim Eu vo-lo teria dito: Vou preparar-vos lugar. E, se Eu for, e
vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para que onde Eu estiver
estejais vós também” (Jo 14:2-3). Ele também falou: “Certamente cedo venho”
(Ap 22:20). A esperança adequada ao Cristão é aguardar o Senhor vir a qualquer
momento. Há muitas indicações que nos levam a concluir que a vinda do Senhor
está muito próxima (Veja o Apêndice ‘B’ para uma longa discussão sobre este
assunto). Como resultado, Cristãos por todo o mundo estão esperando pelo Senhor
vir. Esta é a “bendita esperança” do Cristão (Tt 2:13). O Senhor pode vir ainda
hoje! “Pois ainda em bem pouco tempo aqu’Ele
que há de vir, virá, e não tardará” Hb 10:37 – TB).
█ O Senhor Jesus descerá do céu “com alarido [grande brado – TB]”, e
com “voz de arcanjo”, e com a “trombeta de Deus” (1 Ts 4:15-18). Isto
é o que os Cristãos chamam de “o Arrebatamento”.
█
O “alarido”,
ou grande brado, é para acordar os que “morreram
em Cristo”. Estes santos que dormem são Cristãos que foram salvos durante o
período em que o evangelho da graça de Deus foi pregado neste mundo. Mas tendo
morrido, a alma e o espírito deles foram para o céu para estar com Cristo.
Podemos chama-los de a porção da Igreja que está dormindo. Mesmo que a morte
tenha requisitado o corpo deles, ainda são mencionados com estando “em Cristo”. O apóstolo Paulo usa essa
expressão em suas epístolas para indicar o lugar peculiar de aceitação que o Cristão
tem diante de Deus. Estar “em Cristo”
significa estar no lugar de aceitação que Cristo tem diante de Deus. A mesma
posição que Cristo agora ocupa diante de Deus é o lugar do Cristão. Não é dito
que os santos do Velho Testamento estejam “em
Cristo”, embora a alma e espírito deles estejam a salvo com Ele no céu. Na
vinda do Senhor esses Cristãos terão o seu corpo levantado da sepultura em
ressurreição (1 Co 15:23). Esta é parte da primeira ressurreição[1].
█
A “voz
de arcanjo” não é uma referência ao arcanjo Miguel, mas à própria voz do
Senhor em poder arcangélico. Sua voz aqui chamará os santos do Velho Testamento
para fora da sepultura.[2] O
Senhor apareceu com frequência ao Seu povo daquela época como “o Anjo do Senhor”, e agora os chama
para fora dos túmulos com a mesma voz com a qual eles estão familiarizados.
Eles se levantarão da sepultura simultaneamente com aqueles “que morreram em Cristo” (Hb 11:40).
Embora sejam de classe diferente de pessoas justas, eles participarão da “primeira ressurreição” (Hb 12:23 – “os justos aperfeiçoados”).
█
A “trombeta
de Deus”[3] encerrará a presente
dispensação com o Arrebatamento do restante dos crentes que estiverem vivos
sobre a Terra no momento da vinda do Senhor. Todos esses três grupos serão “arrebatados
juntamente”, a encontrar o
Senhor nos ares.
[1] N. do A.: Nem
todos os mortos ressuscitarão ao mesmo tempo. Há duas ressurreições (Jo 5:29;
At 24:15). A “primeira ressurreição”
(Ap 20:4-6), chamada de a “ressurreição
da vida” (Jo 5:29) e de a “ressurreição
dos justos” (Lc 14:14) é uma ressurreição apenas dos justos – aqueles que
morreram em fé. Esta ressurreição é chamada como sendo “dentre os mortos” (‘de entre os mortos’) (Mt 17:9; Fp 3:11; Cl
1:18) por ser seletiva, pois os justos são tirados de entre os injustos. A
primeira ressurreição ocorre em três fases: na primeira fase, “Cristo as
primícias” (1 Co 15:23; Mt 28:1-8); na segunda
fase “os que são de Cristo, na Sua
vinda” (1 Co 15:23; 1 Ts 4:15-18), que é a fase mencionada no nosso texto,
e a fase final da primeira ressurreição, que terá lugar no fim dos sete
anos de tribulação (Ap 20:4). Esta última fase envolve aqueles que irão se
converter a Deus durante o período da tribulação e forem martirizados (Ap
6:9-11, 15:2). Aqueles que participam da “primeira
ressurreição” desfrutarão de uma porção celestial com Cristo e reinarão com
Ele sobre a Terra (2 Co 5:1). A
segunda ressurreição, chamada de a “ressurreição
da condenação” (Jo 5:29) e de a “ressurreição
dos... injustos” (At 24:15), é
uma ressurreição dos ímpios que morreram em seus pecados. Eles ressuscitarão
após o reino de 1.000 anos de Cristo, conhecido como o Milênio (Ap 20:7,
11-15). Naquela ocasião eles estarão diante do “grande trono branco”, e receberão sua sentença de juízo. Todos os
que participarem desta segunda ressurreição, que inclui o restante dos mortos,
serão lançados no lago de fogo para sempre.
[2] N. do A: Geo.
Davison, “Precious Things”, vol. 4,
pág. 142; L. M. Grant, “First and Second
Thessalonians”, pág. 29; W. Macdonald, “Believer’s
Bible Commentary”, pág. 2.038; H. A. Ironside, “Thessalonians”, pág. 50.
[3] N. do A.: Não
se deve confundir aqui a “trombeta de
Deus” com a última das sete trombetas de Apocalipse 11:15-18, as quais
serão tocadas sete anos mais tarde, no final do período da tribulação, quando
Cristo descerá outra vez do céu (a Aparição de Cristo) para tomar posse dos
reinos deste mundo. Tampouco ela deve ser confundida com a trombeta soada em
Mateus 24:30-31 e Isaías 27:13, que diz respeito à reunião de Israel após a
Aparição de Cristo.
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