quarta-feira, 27 de junho de 2018

8) Obadias


A profecia de Obadias foca exclusivamente no julgamento de Edom. A maioria dos pontos no sumário não é vista neste livro, pois não tem relação com o julgamento de Edom, com o qual Obadias se ocupa. Mas o pouco que é mencionado segue a ordem profética e nos mostra como e quando Edom será julgado. Este pequeno livro mostra que o juízo de Edom caiu em três fases[1], terminando com o seu total aniquilamento da face da Terra.
Os versículos 1-14 cumpriram-se historicamente na época de Nabucodonosor. Ele reuniu uma grande coalizão de exércitos de várias nações das quais Edom estava envolvido (Jr 34:1; 2 Rs 24:2). Após haver passado pela terra de Israel e tomado Jerusalém (vs. 11-12), ele engana Edom e outro de seus confederados (v. 7), entrando em seus países e saqueando-os. Os primeiros nove versículos dão conta desta traição.
O versículo 1 é uma chamada pelas fileiras desta enorme confederação liderada por Nabucodonosor para que se voltem contra Edom, que está ao lado de Israel. O versículo 2 é o resultado – Edom é tornado pequeno em número. Os versículos 3-4 nos dizem o porquê: sua soberba. Os versículos 5-9 mostram quem executará o juízo: os seus próprios confederados. Os versículos 10-14 expõem a culpa de Edom. Eles ajudaram na destruição dos judeus e de Jerusalém, quando deveriam estar ajudando a Israel seu “irmão”.
Embora isso tenha acontecido no tempo de Nabucodonosor, tem importância profética e aponta para o tempo em que o rei do norte invadirá pela terra de Israel em sua jornada rumo ao Egito (Dn 11:40-43). A confederação árabe, sob o rei do norte praticará a mesma traição no futuro. Edom receberá o seu primeiro golpe naquela ocasião. Tudo isso ocorrerá ao mesmo tempo no ponto nº 2 do sumário.
A profecia de Obadias passa, então, por sobre alguns dos próximos pontos do sumário, já que eles não estão relacionados a Edom. Os versículos 15 e 16 falam do tempo em que Edom receberá o segundo golpe. Eles se referem ao tempo em que nações pagãs, que seguem a Rússia, se reunirão em Edom enquanto fazem preparativos para invadir a terra de Israel. À medida que as hordas russas avançam em direção à terra, o Senhor bramará de Sião (Ele terá então voltado e estará em Sião naquela ocasião) pisando o lagar da Sua ira (a vindima) sobre eles. Ele sairá até a terra de Edom (Is 34:1-8, 63:1-6). O julgamento do Senhor sobre as nações pagãs então reunidas será tão terrível que a terra de Edom será devastada. Muitos em Edom cairão nesse tempo. Isso acontece no ponto nº 6 do sumário.
Após o Senhor haver pisado o lagar da Sua ira em Edom, Ele liderará os exércitos do Israel recém-reunido em uma poderosa conquista (Is 11:14; Jr 51:20-23; Mq 4:13, 5:5-8; Sl 108:7, 118:1-12). Será dada, naquela ocasião, oportunidade a Israel de extinguir qualquer edomita remanescente até que o último deles seja eliminado da Terra (vs. 17-21). Esse será o seu terceiro e final golpe que ocorrerá quando o ponto nº 7 no sumário for cumprido.


   [1] N. do A.: J. N. Darby, “Synopsis of the Books of the Bible”, vol. 2, em “Obadiah”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário