Nesta passagem o Senhor Jesus é outra vez visto como rejeitado
pelos judeus que tentaram apedrejá-Lo até a morte. Ele escapou de suas mãos
indo a um lugar além do Jordão, fora da terra de Israel. Lá muitas pessoas
creram n’Ele e foram abençoadas. Isso também é uma figura do Senhor deixando de
lado Seus tratos com Israel por conta da sua incredulidade e por terem rejeitado-O,
e voltando-Se aos gentios. É também significativo que Ele permaneceu naquele
lugar por “dois dias” (Jo 11:6). No
capítulo 11 Lázaro está morto. Esta é uma figura da condição nacional de Israel
diante de Deus (Ez 37:1-2). Maria e Marta em suas tristezas são uma figura do
remanescente judeu piedoso no dia futuro que clamarão pela vinda do Senhor (Sl
6:3-4). Depois de “dois dias” o Senhor foi a Lázaro e o ressuscitou, o que é
uma figura de Israel sendo ressuscitado no dia vindouro. Quando o Senhor chegou
onde Lázaro estava, é dito que ele estava morto há “quatro dias” (Jo 11:17, 39). Isso indica toda a história da nação
diante de Deus, desde o tempo de Abraão em diante. Sabemos que a história
nacional de Israel pode ser traçada desde Abraão que viveu 2.000 anos antes de
Cristo. Desde aquele tempo até a vinda de Cristo para levantar Israel (na Sua
Aparição) há um período de aproximadamente 4.000 anos ou “quatro dias”. Depois que Lázaro foi ressuscitado, o Senhor subiu a
Jerusalém e os gentios vieram a Ele (Jo 12:12-22). Nessa ocasião a multidão
clamou, “Hosana! Bendito o Rei
de Israel que vem em nome do Senhor!” E, “teu Rei vem
assentado sobre o filho de uma jumenta”. Esta é uma figura do Milênio quando
Israel e as nações gentias irão reconhecer Cristo como o Rei de Israel (Zc
2:11; Sl 47:9)
Nenhum comentário:
Postar um comentário