sexta-feira, 15 de junho de 2018

O Efeito Prático da Profecia

O apóstolo Pedro fala de três diferentes efeitos que a profecia terá sobre nós quando nos ocupamos dela corretamente.
Primeiro: ela fará com que “o dia amanheça” em nosso coração (2 Pe 1:19). Isto se refere à superioridade do brilho da verdade Cristã no Novo Testamento se tornando mais diferenciada em nossa alma. O apóstolo Pedro a põe em contraste com a “lâmpada” que brilha em um lugar escuro, referindo-se às Escrituras proféticas do Velho Testamento. Recebemos um farol mais brilhante no corpo da revelação do Novo Testamento. Isto não significa que devemos negligenciar as Escrituras do Velho Testamento. Pedro diz exatamente o contrário, ao afirmar que faremos bem se atentarmos para elas, pois ao lermos as profecias do Velho Testamento, a verdade do Novo Testamento se destacará em um contraste maior, do mesmo modo como a luz em pleno dia supera a luz de uma lâmpada. Como consequência, nos é dado perceber o quão distintas as bênçãos terrenas de Israel são das bênçãos celestiais da Igreja. O efeito prático de entender isso fará com que valorizemos nossa porção em Cristo e nos motivar a andar na luz daquela revelação celestial da verdade.
Segundo: o apóstolo diz que dando atenção às profecias das Escrituras faz que “a estrela da alva” apareça em nosso coração (2 Pe 1:19). Isto se refere à vinda do Senhor (o Arrebatamento) para Sua noiva – a Igreja. Quando entendemos que o Senhor precisa vir e nos levar para o lar no céu antes que aconteçam todas as coisas previstas na profecia, o resultado é que Sua vinda para nós se torna mais iminente. O efeito prático disso em nossa vida é um exercício de querer estar pronto para ser chamado a qualquer momento (1 Ts 5:6).
Terceiro: Estudando as profecias nos faz enxergar o fim deste mundo. Ao vermos que tudo ficará sob o juízo de Deus, vamos perceber como é totalmente fútil gastar nossas energias em construir algo que está fadado à destruição. O efeito prático disso nos levará a estar mais separados do mundo agora. “Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?” (2 Pe 3:11-12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário