sábado, 11 de abril de 2020

17) Moisés e Zípora (Êxodo 1-12)

Moisés é outra figura do Senhor Jesus Cristo. Ele foi o libertador apontado por Deus para os filhos de Israel que estavam sob a tirana escravidão do Faraó no Egito (Êx 3:10; At 7:35). Faraó, o rei do Egito, é uma figura de Satanás, o deus e príncipe deste mundo. Moisés compadeceu-se de seu povo e desejou que eles fossem libertados. Quando veio a eles, feriu um dos egípcios opressores, mostrando seu desejo de vencer seus inimigos e livrá-los da escravidão. Mas seus esforços foram mal interpretados pelos seus irmãos que disseram, “Quem te pôs por príncipe e juiz sobre nós?” (At 7:35 – ARA; Êx 2:14) Consequentemente, eles o rejeitaram. Isso é uma figura dos judeus rejeitando o Senhor na Sua primeira vinda. Essencialmente estavam dizendo a mesma coisa: “não queremos que Este reine sobre nós” (Lc 19:14; Jo 1:11).
Sendo rejeitado, Moisés fugiu de seu povo para a terra de Midiã (Êx 2:11-4:19). Durante o tempo de distanciamento de seus irmãos, ele recebeu uma esposa gentia – Zípora (Êx 2:21). Ela é outra figura da Igreja. Zípora gerou um filho a Moisés e eles lhe deram o nome de Gerson, que significa “um estrangeiro aqui”. Isto fala do caráter que a Igreja deveria ter neste mundo como peregrina e estrangeira (1 Pe 2:11).
O ponto que precisamos ver é que Moisés recebeu sua esposa gentia antes das dez pragas começarem a cair sobre o Egito, que é uma figura dos juízos de tribulação que cairão sobre este mundo.
Depois de muitos anos, Deus enviou Moisés de volta aos filhos de Israel, os quais estavam ainda se esforçando sob seus opressores gentios (uma figura dos tempos dos gentios – Lc 21:24) (Êx 3:10, 4:19). Moisés retornou à terra do Egito e começou a mostrar-se aos seus irmãos que o tinham anteriormente rejeitado. Isto é um prenúncio do Senhor retomando Seus tratamentos com a nação de Israel após Ele ter levado a Igreja para o céu. Quando Moisés retornou a seus irmãos no Egito, Deus começou a derramar juízo sobre aquela terra na forma das dez pragas (Êx 7-12:36). Deus miraculosamente preservou Israel no meio de todos os juízos que se tornaram sinais de confirmação a eles de que Deus estava agindo a favor deles (Sl 78:43, 105:27; Êx 7:3, 8:22-23). Isto fala de como Deus preservará o remanescente de Israel durante a tribulação (Ap 7:1-8). Mas onde estava Zípora durante todos os juízos que caíram sobre o Egito? Ela não estava na terra! Moisés a tinha enviado de volta para a terra de Midiã antes dos juízos caírem (Êx 18:1-2). Ela não aparece em cena até depois de todos os juízos terem caído sobre o Egito e os filhos de Israel serem libertados. Da mesma forma, a Igreja não aparecerá publicamente até que a tribulação termine, quando o Senhor virá para manifestar Sua noiva a um mundo em admiração (2 Ts 1:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário