quarta-feira, 27 de junho de 2018

3) O Esboço do Livro de Apocalipse Mostra que a Igreja Não Estará na Terra Durante a Tribulação

Ao termos um esboço simples do livro do Apocalipse, aprendemos vários pontos que claramente mostram que a Igreja não estará na Terra quando juízos da tribulação forem derramados. Há três divisões gerais do livro dadas no capítulo 1:19:
  • “As coisas que tens visto” referem-se ao que o apóstolo João viu no capítulo 1.
  • “As que são” referem-se aos capítulos 2 e 3, que contêm as mensagens do Senhor às sete igrejas, sendo uma história moral da Igreja professa na Terra, desde o tempo dos apóstolos até seus últimos dias.
  • “As que depois destas hão de acontecer”, referem-se aos capítulos 4 a 22, onde a tribulação é descrita. Esta terceira divisão é chamada “depois destas coisas” (Ap 4:1), porque trata com coisas que terão lugar depois da Igreja ter acabado a sua história na Terra. 
É instrutivo ver que depois dos capítulos 2 e 3, uma porta no céu se abre e João é chamado: “Sobe para aqui” (Ap 4:1 – TB). Isso é uma pequena figura da Igreja sendo chamada acima para o céu após ter acabado seu curso aqui na Terra, pela vinda do Senhor (o Arrebatamento). Do capítulo 4 ao fim do livro, a Igreja não é mais vista na Terra, como foi nos capítulos 1 a 3. Quando os juízos da tribulação são derramados do capítulo 6 ao 19, a Igreja não é mencionada sequer uma vez!
Também aqueles que irão ser martirizados por sua fidelidade durante a tribulação, mostram, pelo caráter de suas orações, que eles não são Cristãos (Ap 6:9-10). Primeiramente, o modo como eles se dirigem a Deus como “verdadeiro e santo Dominador” mostra que não podem ser Cristãos, pois estes não se dirigem a Deus dessa forma. Os Cristãos se dirigem a Deus como seu Pai (Ef 1:2; Cl 1:2). Em segundo lugar, eles oram por vingança sobre os habitantes da Terra que os perseguiram. Isto é correto e próprio para um judeu (isto é, os salmos imprecatórios), mas certamente não é a atitude de um Cristão. O Cristão abençoa os que o maldizem e ora pelos que o aborrecem (Lc 6:27-28), mas não invoca juízo sobre seus perseguidores (Rm 12:19-21).
No capítulo 7 nos é dito quem surgirá no fim da tribulação – os eleitos de Israel (vs. 1-8) e a grande multidão de gentios (vs. 9-17). Mas não há menção a Cristãos! Eles não saem na tribulação porque eles não entraram nela. Como mencionado, a Igreja é chamada para o céu antes que a tribulação comece (Ap 4:1).
Note também que, quando a Igreja é vista na Terra (nos capítulos 2 e 3), a expressão “quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas” é repetida várias vezes. Mas depois que a Igreja é vista como tirada (Ap 4:1), quando a tribulação está transcorrendo, a expressão é um tanto alterada. É dito, “se alguém tem ouvidos, ouça” (Ap 13:9) A frase “o que o Espírito diz às igrejas” é propositadamente excluída! A razão óbvia por isso é que a Igreja é considerada como já tendo sido tirada do mundo e o Espírito não está mais Se dirigindo a ela.
Então finalmente, no capítulo 19:11-21, no fim da tribulação, vemos a Igreja como parte dos exércitos celestiais (os santos celestiais) vinda dos céus com o Senhor em Seus julgamentos guerreiros. Para ela vir dos céus com o Senhor (1 Ts 3:13-4:14; Jd 14, etc.) ela teve que ser levada aos céus anteriormente. A única coisa que corresponde a isso é o Arrebatamento que – como temos demonstrado – acontecerá antes de a tribulação começar.
Além disso, se todos os santos crentes são levados para estar com o Senhor no final da tribulação, como alguns acreditam, quem iria então ser deixado para povoar a Terra no Milênio? Com os ímpios sendo lançados em eterna perdição, a Terra ficaria vazia de pessoas! (Os santos arrebatados para estar com o Senhor nos ares não voltarão para viver na Terra. Irão reinar sobre da Terra, nos “mais altos lugares” – Dn 7:22 – JND, 27; 2 Co 5:1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário